Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Perder Peso

Quer tenha peso a mais porque isso seja característico na sua família ou porque tem maus hábitos de alimentação e de exercício, é-lhe difícil perder peso e manter a redução de peso nesta nossa cultura de alto stress e comida rápida.

Mais de 60% dos residentes dos Estados Unidos adultos (ou pouco menos de metade dos portugueses adultos, em Portugal) têm excesso de peso ou são obesos e, por isso, têm risco aumentado de doença cardiovascular, hipertensão arterial, artrose, níveis elevados de colesterol, diabetes mellitus, problemas psicológicos e certos tipos de cancro.

É possível perder peso e manter a perda?

É possível perder peso fazendo uma alimentação mais equilibrada, com uma dieta hipocalórica e praticando exercício de forma regular. Mas, mesmo que não consiga perder tantos quilos quanto era súa vontade, é importante ter presente que pode, ainda assim, estar a melhorar a sua saúde com uma perda de peso menos exigente. Para manter o seu novo peso, tem de continuar a fazer exercício e a não comer em excesso.

Qual a melhor abordagem para perder peso?

A melhor estratégia associa uma dieta saudável com a prática diária de exercício. Escolha alimentos com pouca gordura saturada e com alto teor de gordura «saudável», como os ácidos gordos moninsaturados e polinsaturados. Isto consiste em ter-se uma dieta com produtos integrais, frutos secos, vegetais e fruta e evitar carnes vermelhas e alimentos processados. Outra forma de seleccionar os alimentos é ver se são «completos» ou próximos do seu estado natural. Seja realista nos seus objectivos e na forma como estabelece o seu plano alimentar e de exercício. As modificações graduais e lentas do peso e dos estilos de vida são mais fáceis de manter. Procure perder 0,5 kg a 1 kg por semana e fazer 30 minutos de exercício aeróbico com reforço muscular por dia. Se não estava a fazer exercício recentemente, pode ter necessidade de começar apenas com 10 minutos por dia.

Devo fazer uma dieta pobre em hidratas de carbono?

As dietas pobres em hidratos de carbono (por exemplo, dietas sem pão, batatas, massa, arroz) podem ajudar a perder peso mais rapidamente do que as tradicionais dietas hipocalóricas a curto-prazo, mas não são superiores a longo-prazo. Até que novos resultados de investigação estejam disponíveis sobre os efeitos a longo-prazo na saúde das dietas pobres em hidratos de carbono, é melhor optar pelas dietas hipocalóricas tradicionais.

Que outros truques usar para manter um peso saudável?

  1. Comer pequeno almoço para não ficar com muita fome mais tarde.
  2. No supermercado, leve uma lista para fazer compras e mantenha-se afastado dos refrigerantes e alimentos ricos em gordura que o tentem.
  3. Faça pequenas merendas com alimentos saudáveis, tais como fruta e vegetais, amêndoas, iogurte magro, bolachas integrais e queijo magro.
  4. Quando comer fora, opte por alimentos cozidos e ao vapor e evite os fritos.
  5. Treine-se a comer apenas quando estiver com fome e não quando estiver aborrecido, cansado ou deprimido.
  6. Mantenha-se activo quanto possível, ainda que isso signifique apenas subir as escadas a pé em vez de ir de elevador e deixar o carro no quarteirão anterior ao seu local de trabalho ou a locais onde vai com frequência.
  7. Para algumas pessoas é conveniente falar com grupos de apoio ou marcar consultas com dietista ou com um treinador pessoal para se manterem motivadas.

E quanto a medicamentos para perder peso?

Não se recomendam medicamentos de venda livre para incluir em programas de perda de peso porque não são eficazes — e podem mesmo ser perigosos. Mas alguns medicamentos de prescrição podem ser pontualmente úteis nalgumas pessoas que querem perder peso desde que sejam tomados de acordo com as indicações do médico. O seu médico pode recomendar que tome algum desses medicamentos.

A cirurgia pode ser útil no seu caso?

Alguns tipos de cirurgia gástrica e intestinal, geralmente chamados cirurgia bariátrica, podem ajudar alguns doentes muito obesos a perder peso. No entanto, uma intervenção com bypass é uma decisão séria, tem riscos e requer um compromisso para toda a vida em termos de alimentação saudável e importantes modificações do estilo de vida. Assim, só as pessoas que tenham importantes riscos de saúde relacionados com complicações da obesidade e que tenham já feito outros tipos de tentativas de perder peso devem ser submetidas a este tipo de intervenções. Se pensar que pode ser uma dessas pessoas, deve consultar o seu médico e pedir-lhe opinião.

Que fazer quando recair?

Impor a si próprio um compromisso de mudar para um estilo de vida mais saudável é a chave do sucesso. Se ocasionalmente comer em excesso ou falhar o programa de exercício diário, volte atrás. Quando se sentir desanimado, lembre-se de todos os benefícios de ser cumpridor.