Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Outros factores favoráveis e desencadeantes

A celulite pode ser favorecida, mais ou menos directamente, por um conjunto de inúmeros factores, internos ou externos ao organismo, que quase nunca actuam isoladamente, mas muitas vezes concorrem com outros para se atingir o limite desencadeante.

Passemos agora a examinar esses factores um por um, procurando evidenciar para cada um deles o mecanismo de acção e a importância que tem na provocação ou no agravamento da doença. Um bom conhecimento de todos estes factores pode facilitar a sua prevenção e o seu tratamento.

Os erros alimentares

O bem-estar generalizado e o elevado nível económico das sociedades ocidentais têm certamente resolvido os problemas relacionados com a carência de alimentos, mas têm levado a um considerável aumento dos erros de alimentação.

A maior parte da população come demais (devido a uma educação errada) ou demasiado pouco (por opção própria) e quase sempre de forma errada, adquirindo assim algumas disfunções fundamentais que facilitam a predisposição para a celulite ou até a desencadeiam. Numa óptica de prevenção e de cuidados, vejamos quais seria essencial corrigir:

Os efeitos negativos para a celulite produzidos pelos erros alimentares são agravados pelo abuso das «pequenas drogas» domésticas, ou seja, o café, o chá e o álcool.

A obesidade

O excesso de peso predispõe para a celulite, o que não está em contradição com o facto de pessoas muito magras também poderem ser afectadas por esta doença.

A obesidade actua através de diversas formas: