Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Os ultra sons no combate à celulite

Os ultra-sons são ondas sonoras de frequencia superior às perceptíveis pelo ouvido humano. Normalmente, o ouvido capta os sons de frequência variável entre cerca de vinte e vinte mil hertzi as ondas sonoras utilizadas no tratamento da celulite têm uma frequência de três megahertz (três milhões de hertz). Do aparelho que as produz, as ondas são levadas até às «almofadinhas» celulíticas através de placas fixadas na pele, ou então através de um manípulo que o terapeuta, durante toda a duração do tratamento, faz deslizar sobre a zona da «almofadinha», exercendo uma leve pressão.

Os ultra-sons penetram no interior da «almofadinha» celulítica e separam a membrana das células adiposas, favorecendo desta forma a eliminação de água e de gordura solta, que são reabsorvidas sobretudo por via linfática.

O tratamento, absolutamente indolor, dura cerca de dez minutos. Na estratégia do tratamento anticelulite, os ultra-sons (que, no entanto, mantêm a sua validade terapêutica), não são habitualmente utilizados sozinhos, mas como suporte de outros tratamentos:

A electrosmose

É um tratamento inovador no campo das terapias anticelulitei utiliza correntes eléctricas de baixa intensidade e alta frequência para fazer penetrar na profundidade da «almofadinha» produtos activos independentemente da sua natureza e do estado físico-químico (em solução oleosa ou aquosa, em creme ou em gel). A rapidez de penetração do preparado, que ocorre sem modificações de estrutura, permite terapias da máxima eficácia. Os resultados da electrosmose dependem do tipo de produto utilizado e podem ser redutores do volume ou correctivos da estrutura: com os preparados adequados pode portanto utilizar-se esta terapia para qualquer tipo de celulite.

Os melhoramentos, visíveis após apenas algumas sessões, estão também relacionados com alguns efeitos específicos da corrente eléctrica:

Outras vantagens relacionadas com este método de trata-mento são:

A electrosmose está particularmente indicada para consolidar o tecido cutâneo relaxado pelas celulites moles em áreas específicas do corpo (parte interior das coxas, zona inguinal, abdómen e parte posterior do braço).

A laserterapia

É característica do raio laser a capacidade de penetração_ nos tecidos, com uma intensidade variável, conforme os tipos. Enquanto os laser de árgon ou de óxido de carbono são extremamente penetrantes, a ponto de trespassarem o metal, os de anidrido carbónico são-no muito menos, e com a possibilidade de cauterizarem os tecidos com fins cirúrgicos.

O laser dermatológico de hélio-néon ou de anidrido carbónico, utilizado para o tratamento da celulite, consegue apenas atravessar a superfície da pele, exercendo uma acção fisiológica de estímulo, sem provocar lesões de espécie alguma. A estimulação das estruturas implicadas na celulite tem como efeito a activação do metabolismo celular e da substituição hidroelectrolítica, com maior eliminação dos produtos residuais locais. A laserterapia anticelulite pode ser aplicada directamente nas zonas celulíticas ou então nos nódulos linfáticos.

À superfície da «almofadinha» celulítica, aplicações bissemanais de cerca de dez minutos nas implantações de «celulite mole» permitem atenuar o aspecto de «casca de laranja» e reduzir as retenções de líquido; as aplicações sobre a superfície de uma celulite dura diminuem rapidamente a reacção dolorosa ao contacto.

Utilizada nas estações de gânglios linfáticos satélites (nódulos linfáticos), que impedem o fluir da linfa criando retenções de líquido, a laserterapia favorece o desbloqueamento circulatório.