Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Retenção de líquidos, causas e soluções

A retenção de líquidos (edema) ocorre quando os líquidos não são removidos dos tecidos corporais, incluindo a pele.

As causas podem variar muito, desde a reacção do corpo às altas temperaturas, passando pela alta ingestão de sal e as alterações hormonais associadas ao ciclo menstrual.

Causas da Retenção de Líquidos

Algumas das causas mais conhecidas sobre a retenção de líquidos incluem problemas de coração e rins. Isto devido à reduzida capacidade do coração e rins fazerem a sua função, e podem causar um edema nas pernas e tornozelos.

Fraca circulação sanguínea nas veias e artérias das pernas é provavelmente a causa mais comum na retenção de líquidos nas pernas e tornozelos, isto ocorre muito frequentemente na gravidez e causa edemas e algumas vezes varizes.

Um bloqueio ou congestionamento do sistema linfático pode causar um tipo de retenção de líquidos conhecido como linfedema, que é muito comum depois de algum tipo de cirurgia. Pessoas que passam muito tempo imóveis, por exemplo doentes acamados, em cadeiras de rodas, pessoas que passam muito tempo no sofá ou até mesmo em voos de longa duração podem desenvolver problemas de retenção de líquidos se não se movimentarem regularmente, isto porque é difícil para o sistema linfática absorver os líquidos quando está imóvel por longos períodos.

Retenção de líquidos na fase pré-menstrual é também bastante comum, e é causada pela mudança hormonal durante o ciclo menstrual.

Sal

Uma das causas principais da retenção de líquidos é comer comidas com muito sal. O principal componente do sal é o sódio, que o corpo dilui com água se consumir muito sal. O sal faz-nos sentir sede, e o seu corpo irá manter essa água ingerida. Reduzir o quantidade de sal na sua dieta irá ajudá-la a libertar o excesso de água do seu corpo.

Hormonas e Medicamentos

Altos níveis de algumas hormonas podem também ajudar na retenção de líquidos. Estas incluem insulina (necessária para processar o açúcar), cortisona (que é produzida quando está sobre stress), o estrogénio e a progesterona. Alguns medicamentos, como a pílula contraceptiva e outros medicamentos para as dores podem também afectar os níveis de algumas destas hormonas e indirectamente desencadear a retenção de líquidos.

Dietas com baixas calorias

Se tem retenção de líquidos está muito provavelmente com excesso de peso. Pessoas com excesso de peso têm tendência a cortar nas calorias e como tal a fazerem uma dieta pouco calórica. Uma dieta baixa em calorias não irá – infelizmente – atenuar a retenção de líquidos, poderá mesmo piorar a situação. Isto especialmente se consumir menos de 1200 calorias por dia durante meses ou anos. Isto porque não irá ter suficiente quantidade de proteína no seu sangue para remover o excesso de água dos seus tecidos.

Histamina

A histamina irá causar a retenção de líquidos principalmente na zona abdominal. Se foi mordida por um insecto ou desenvolveu uma zona vermelha depois da picada de um mosquito, estará familiarizada com os efeitos da histamina. A histamina causa vasodilatação, aumento da permeabilidade vascular (edema) e contração da musculatura lisa (brônquica e gastrointestinal) através da ativação dos receptores H1. Isto fará com que água e proteína passem para os espaços entre os seus tecidos e se a proteína não puder ser removida irá atrair a acumulação de água.

Uma pobre digestão dos alimentos ou tomar antibióticos pode causar alterações nos seus intestinos que irá aumentar os níveis de produção de histamina. Por vezes, consumir iogurtes e probióticos poderá reduzir o problema.

Soluções para atenuar a Retenção de Líquidos

Evite o Sal

Por volta da altura que esteja a prever ter o seu período, reduza drasticamente a ingestão de sal. Se a receita que quer fazer insiste na adição de sal, utilize pimenta ou outra especiaria como substituta. Corte nas comidas rápidas e processadas, as quais estão inundadas de sal.

Coma bananas

As bananas contêm altas quantidade de potássio, que ajuda na eliminação da retenção de líquidos. Não gosta de bananas? Substitua-as por passas.

Utilize o gelo

Quando tem os seus tornozelos inchados, utilize o gelo para reduzir o edema. Coloque os cubos de gelo num saco de plástico, envolva com uma toalha e coloque por 8 minutos, retire 2 minutos e volte a colocar por mais 8 minutos, o inchaço irá diminuir.

Consuma diuréticos naturais

O repolho é uma diurético natural e pode ser adicionado a saladas ou sandes. Experimente uma Salada Coleslaw. Sumo de oxicoco é também um diurético natural, beba directamente da garrafa.

Consuma Iogurtes

Os iogurtes contém uma grande variedade de bactérias que a irão ajudar a melhorar a sua digestão.

Tome vitaminas

Quando se sente como um balão, tente aumentar o consumo das vitaminas A e C, ambas reduzem a fragilidade dos capilares e reduzem a retenção de água.

Eleve as pernas

Faça exercício regular, uma caminhada, uma corrida ou andar de bicicleta podem fazer milagres. Se as suas pernas incharem no trabalho, tente elevá-las paralelamente ao chão a cada 5 minutos. Durante o seu intervalo, caminhe pelo gabinete ou suba e desça escadas.

Se estiver a ler ou ver televisão, mantenha as pernas elevadas. A gravidade irá ajudá-la a diminuir a retenção de líquidos.

Outras Dicas

A retenção de líquidos na maioria das vezes não é mais que um pequeno e inconfortável incómodo. Se já é algo comum do seu dia-a-dia, por favor consulte um médico da especialidade.