Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

O que é a obesidade?

A obesidade é habitualmente definida em termos de índice de massa corporal (IMC), que é igual ao peso em quilogramas dividido pela altura em metros quadrados.

Isto significa que um indivíduo com 1,57m pesando 99,8 kg tem um índice de massa corporal de 40 é considerado muito obeso.

O risco associado aos diferentes valores de IMC é apresentado no quadro abaixo:

Classificação dos diferentes valores de índice de massa corporal e a sua relação com doenças associadas

IMC Classificação Risco de doença
20 — 25 Valor normal Média
25 — 30 Excesso de peso Aumentado
30 — 35 Obeso (classe 1) Moderado
35 — 40 Obeso (classe 2) Grave
Acima de 40 Obesidade mórbida (classe 3) Muito grave

O perímetro da cintura é relevante, pois indica a acumulação de gordura abdominal. Um indivíduo pode ser descrito como tendo uma obesidade tipo “maçã” ou “pêra”. Uma grande percentagem de gordura abdominal (tipo “maçã” ou padrão masculino) é um factor de risco. Uma elevada percentagem de gordura na região glútea e coxas (tipo “pêra”, ou padrão feminino) parece não ser um factor de risco maior.

Os homens com um perímetro de cintura superior a 94 cm e mulheres com um perímetro de cintura superior a 81 cm beneficiariam com uma redução ponderal. Uma razão cintura-anca de 0.95 ou mais nos homens e 0.85 ou mais nas mulheres indica um risco aumentado de doenças relacionadas com a obesidade.

Consequências

As principais doenças relacionadas com a obesidade são a doença cardíaca, a diabetes tipo 2, a hipertensão arterial e a osteoartrose. Problemas como a lombalgia também podem estar relacionados. Também foram relatados recentemente os primeiros casos de diabetes tipo 2 em adolescentes de raça branca (já observados em crianças asiáticas e africanas).

Esperamos que esta mensagem a ajude a compreender melhor o que se entende por obesidade, em breve iremos colocar algumas maneiras de a combater.