Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Nova roda dos alimentos

A antiga Roda dos Alimentos foi elaborada em 1977 e teve por base dados nacionais de disponibilidade alimentar de 1973-74.

As principais razões da necessidade da sua revisão foram as alterações ocorridas na sociedade portuguesa desde então até aos nossos dias, a importância de basear um novo guia alimentar em recomendações nutricionais actualizadas e de quantificar porções diárias de alimentos a recomendar.

O slogan da nova Roda dos Alimentos é “Coma bem, viva melhor!”, que quer dizer que a nova Roda representa um equilíbrio nutricional mais adaptado aos dias de hoje (já que a antiga Roda foi criada nos anos 70).

Uma das principais alterações consiste no facto de a nova Roda apresentar porções recomendadas dentro de cada grupo. Qual foi a base para calcular essas porções e como utilizadas?

A base considerada foi o nutriente predominante nos alimentos que cada um dos grupos representa. Por exemplo, no caso dos lacticínios, a equivalência é dada para 8g de proteína e 300mg de cálcio. O número de porções recomendado depende das necessidades energéticas individuais, pelo que na nova Roda dos Alimentos se apresentam intervalos de porções e não um único valor. As crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens activos e os rapazes adolescentes pelos limites superiores; a restante população deve orientar-se pelos valores intermédios dos referidos intervalos.

Quais as outras alterações que foram feitas relativamente à antiga Roda dos Alimentos e quais as razões dessas alterações?

A subdivisão do grupo dos produtos hortícolas e fruta em dois, não só pelas suas diferenças de conteúdo nutricional mas também porque nos nossos hábitos alimentares o seu uso não é substituível;

A introdução de um novo grupo para as leguminosas (secas e frescas), pelo seu importante conteúdo em proteínas de origem vegetal. A reposição da importância destes alimentos nos hábitos alimentares dos portugueses permitirá uma menor ingestão de proteínas de origem animal e, consequentemente, de gordura saturada;

A introdução da água na representação gráfica da nova Roda dos Alimentos como forma de a tornar bebida de eleição e de reforçar a importância da sua ingestão diária.

O grupo dos Lacticínios aumentou de 14% para 18% da Roda. Poderia dar a sua opinião sobre a importância destes alimentos numa alimentação saudável?

Para além de outras importantes propriedades, estes alimentos são fundamentais pela sua riqueza em cálcio. A ingestão diária recomendada para os lacticínios na nova Roda dos Alimentos permite satisfazer as necessidades nutricionais preconizadas.

Quais são as vantagens da Roda dos Alimentos relativamente á Pirâmide Alimentar, além do facto de ser uma criação 100% portuguesa?

A nova Roda dos Alimentos utiliza o círculo como formato, uma vez que este é já facilmente identificado e se associa ao prato vulgarmente utilizado. Por outro lado, ao contrário da pirâmide, o círculo não hierarquiza os alimentos, mas atribui-lhes igual importância.

Respostas pelas nutricionistas Bela Franchini e Sara Rodrigues.