Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Fumar leva a dietas ricas em gordura

Há um risco significativo entre o fumar e uma dieta com alto risco de arteriosclerose, cancro e outras doenças degenerativas.

A forte ligação que existe entre o tabaco e doenças coronárias, enfartes, entre outras doenças poderá estar relacionado com a associação a dietas ricas em gordura. A dieta rica em gordura que os fumadores têm tendência a realizar estará também ligada ao facto de que eles são mais propícios a ficar com diabetes do tipo 2.

Como já ficou provado que o tabaco influencia as dietas ricas em gordura, poderemos também deduzir que o enfisema, uma doença pulmonar obstrutiva crónica, será uma outra consequência desta combinação, isto porque quer uma dieta rica em gordura quer o tabaco causam uma resposta inflamatória dos pulmões, caracterizada por uma acumulação de macrófagos alveolares. A um nível molecular, a hipercolesterolemia e/ou exposição ao tabaco ativam a esfingomielinase, que leva a uma sinalização da ceramida, que por sua vez leva a uma reação em cadeia resultando na indução da apoptose e na libertação de da colagenólitica catepsina k e MMp-1 e elastólitica MMP-9. Esta digestão da elastina e colagénio pulmonar, juntamente com o aumento da apoptose, resulta finalmente no desenvolvimento de enfisema.

Por fim, uma dieta rica em gordura poderá causa o cancro da próstata, bem como o cancro do esófago e se a dieta tiver pouca fibra o cancro do cólon.

Esperamos que este artigo a leve a reduzir ou mesmo a parar de fumar, e a reduzir a ingestão de comidas ricas em gordura, como os fritos.