Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Eliminar as causas da celulite

Como já sublinhámos, a celulite é uma doença complexa, devido a múltiplas causas, envolvendo vários sectores do organismo.

Um programa de tratamento que pretenda obstar ao seu avanço e, evidentemente, eliminá-Ia, pressupõe por isso intervenções progressivas de longo alcance, que abrangem, sucessivamente, a eliminação das causas, os tratamentos correctivos básicos e, por fim, as terapias específicas.

A eliminação das causas é uma fase fundamental, porque, como é óbvio, se as condições negativas que estiveram na origem da doença celulítica continuarem a actuar, será impossível obter a cura, mesmo com as melhores terapias.

Obviamente, não é possível eliminar a predisposição genética, nem sequer modificar radicalmente as características físicas da pessoa. Mas pode e deve dedicar-se particular atenção ao peso, à postura, à respiração e, naturalmente, ao equilíbrio hormonal da pessoa em risco, com adequadas intervenções correctivas.

O equilíbrio hormonal

É indispensável cuidar que a produção das hormonas sexuais, as mais envolvidas na génese da doença, seja perfeitamente equilibrada, em especial nas pessoas de tipo mediterrânico predispostas para a celulite devido a antecedentes na família. Este equilíbrio deve manter-se particularmente durante a puberdade, que representa o período de maior risco, mas também no decurso de toda a vida sexual.

Para a manutenção do equilíbrio sexual concorrem vários factores:

Analisemos agora uma por uma estas normas de comportamento.

É importante que haja uma intervenção destinada a corrigir qualquer anomalia que surja no início da puberdade (sobretudo, os atrasos no período) mas também no decurso da vida sexual activa (períodos irregulares, demasiado longos ou demasiado breves, dolorosos). São sintomas de desequilíbrio no aparecimento das duas hormonas femininas (a foliculina e a progesterona) e uma das molas essenciais do processo celulítico. Para regularizar o período podem hoje utilizar-se preparados energéticos, totalmente isentos de contra-indicações. Trata-se dos preparados da terapia-SAT(*), que, usados sob a forma de supositórios, distribuídos pelas quatro semanas do período menstrual, actuam sobre todos os factores que possuam alguma ligação com a função, envolvendo apenas as estruturas que deles necessitam. Os resultados são apreciáveis e isentos de danos também em relação a alterações análogas de outras fases da vida sexual, como a pré-menopausa e a menopausa e, naturalmente, a todo o período fértil.

Entre os meios anticoncepcionais, deve evitar-se, quanto possível, o uso da pílula, que, embora menos nociva do que no passado, continua a ser um elemento favorável à celulite.

A gravidez (por favor visite o fórum gravidez.com) é geralmente um período feliz do ponto de vista do equilíbrio hormonal. As causas da celulite neste período devem procurar-se sobretudo no excesso de peso e nos episódios de estase, tanto venosa como linfática.

Na menopausa, pelo contrário, está controlado o equilíbrio das hormonas; o hiperestrogenismo, ou seja, a carga excessiva de estrógenos muitas vezes provocada farmacologicamente na menopausa, é favorável à retenção de água nos tecidos, aumenta a disponibilidade de ácidos gordos e reduz a quota livre da hormona tiróidea, relacionada com radicais livres, tendo como resultado aumentar ainda mais a absorção de líquidos no tecido conjuntivo.

Com a ajuda da terapia-SAT, podem reduzir-se as influências negativas destes desequilíbrios hormonais.