Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Dieta rica em proteína emagrece? Sim.

As dietas ricas em proteína e moderadas em hidratos de carbono, juntamente com exercício regular demonstraram ser uma das melhores escolhas para o ganho de massa muscular e perda de massa gorda. Este tipo de dieta aumenta também o metabolismo.

O que mostram os estudos?

Os participantes num estudo publicado pelo American Journal of Clinical Nutrition demonstraram ter um maior nível de satisfação, menos fome e uma perda de peso quando a ingestão de gorduras foi reduzido em 20%, a ingestão de proteínas aumentada para 30% e os hidratos de carbono reduzidos em 50%.

Um outro estudo, neste caso do Journal of Nutrition, mostrou que uma dieta rica em proteína combinada com exercício reduziu o peso e aumentou a perda de gorduras, melhorando também o nível de gorduras no sangue.

Outra vantagem da proteína é que não há tecnicamente qualquer perigo associado à ingestão em demasia, a não ser que tenha uma doença renal. Contudo, as recomendações são para que consuma entre 10 e 35% de proteína do total de calorias. Por exemplo, se estiver numa dieta de 1800 calorias, pode consumir tranquilamente entre 45 gramas (que representam cerca de 180 calorias, 10%) e 218 gramas (que representam cerca de 630 calorias, 35%)

Se quiser aumentar o seu nível de ingestão de proteína, faça-o gradualmente ao longo de uma ou duas semanas.

Não se esqueça que se deverá aconselhar com um médico ou nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.