Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Dieta do Pão

Criada pela nutricionista Israelita, Olga Raz, a Dieta do Pão é baseada na premissa de que comer generosas quantidades de pão todos os dias irá reduzir o desejo por doces e fazê-la perder 9 kilos em 8 semanas.

A teoria por detrás desta dieta é de que hidratos de carbono complexos aumentam os níveis de Serotonina, que por sua vez resultam numa redução dos desejos por comidas doces e diminuição do apetite.

A Serotonina é também um neurotransmissor envolvido na regulação do humor e Olga Raz afirma que comer muito pão irá fazê-la sentir melhor e ter mais energia que por sua vez irá aumentar a sua motivação de continuar com a dieta.

Bases da Dieta do Pão

Pão

O elemento mais importante nesta dieta é o pão; até 12 fatias de pão por dia para mulheres e 16 para homens.

O pão terá de ser “light” e conter cerca de 35-45 calorias por fatia. Pães mais pesados e aqueles contento nozes e passas podem ter até 90 calorias. Estes últimos não são completamente proibidos, mas não são recomendados diariamente – e permitidos sempre que mantenha o número de calorias diárias.

É permitido trocar o pão por outros tipos de hidratos de carbono complexos, como o arroz castanho e as massas.

Recheio das Sandes

As comidas que não são permitidas incluem manteiga, margarina e cremes de barrar doces mas muitas outras são aceites, como a mostarda, manteiga de amendoim, hummus, abacate e geléia sem açucar. Só é permitido barrar o pão uma vez e com muito pouca espessura.

Outras comidas sugeridas para barrar incluem atum, salmão fumado, frango, peito de peru, tofu e queijo pouco gordo.

Vegetais

A maioria dos vegetais são permitidos e poderão ser utilizados sem qualquer limite. Olga Raz recomenda adicionar uma salada de vegetais tais como alface, tomate, cenoura, pepinos e couves nas sandes ou como um prato à parte. Os vegetais são recomendados porque são altos em fibra e têm um baixo grau de glicémia que a irá ajudar a sentir saciada no final da refeição.

Frutas

As frutas são recomendadas com moderação porque o açúcar que contêm pode fazer subir a glucose no sangue. Olga Raz vai mais longe e afirma mesmo que as frutas não são necessárias para uma dieta saudável.

Contudo há muitas frutas que contêm um grau de glicémia mais baixo que o do pão e contêm maioritariamente frutose que não tem um efeito preponderante na regulação da glucose na corrente sanguínea. Por exemplo, as maças e as pêras têm um grau de glicémi de 38 ao passo que muitos pães têm um grau de até 70.

Deverá contudo evitar os sumos que têm um potencial para desregular a quantidade de açúcar no sangue devido ao algo grau de glicémia e aos conteúdos de açúcar.

Comidas ricas em proteína

Carnes vermelhas, frango ou peixe são permitidos em 3 refeições por semana. Além disso, 3 a 4 ovos por semana são também permitidos.

Pontos Positivos da Dieta do Pão

Pontos Negativos da Dieta do Pão

Conclusão

Há uma base científica por detrás da ideia de que aumentar a ingestão de hidratos de carbono na dieta poderá reduzir o apetite aumentando os níveis de serotonina, contudo esta relação não é tão simples como a autora refere. Ao passo que muitas pessoas poderão obter resultados positivos com esta dieta, muitas outras irão verificar que esta dieta produz o efeito contrário e poderá mesmo aumentar o desejo por comidas doces.