Dieta baixa em hidratos de carbono
Aliada a uma actividade física regular, é a solução ideal para se emagrecer.
A dieta com poucos hidratos de carbono está provada que resulta e de uma forma saudável, isto se for aliada a um aumento da actividade física realizada e ao consumo de nutrientes essenciais. Estudos provaram também que é essencial consumir mais alimentos de origem vegetal do que animal. Frutas, legumes e grãos são alimentos ricos em vitaminais, minerais, fito químicos e fibra — e todos estes elementos são protectores em relação a muitas doenças, como por exemplo o cancro.
Se pretender experimentar esta dieta, ou se já a realiza há alguns pontos importantes a ter em atenção:
- Consuma proteína em todas as refeições, cerca de 1 grama por cada quilo do seu peso ideal, normalmente entre 60 e 85 gramas.
- Se pretender diminuir de peso, tente manter o nível de hidratos de carbono no mínimo possível, qualquer valor entre 0 e 30 gramas diariamente irá surtir o efeito desejado.
- Opte por comidas integrais, orgânicas se possível e cruas. Quanto mais fibra, melhor!
- Evite tudo o que for branco, desde arroz, batatas, pão, farinha, açúcar, pipocas, etc.. Claro que não se incluem aqui alimentos como a couve-flor, nabos e outros vegetais ou frutos.
- Coma fruta ao pequeno-almoço, nomeadamente frutas com poucos hidratos de carbono, como os frutos silvestres, melão, pêssegos, kiwi, etc..
- Jante cedo e faça uma refeição muito ligeira, uma salada de atum ou outra refeição idêntica é o ideal.