Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Como atingir o peso ideal?

Atingir o peso ideal não é tão difícil como possa parecer à primeira vista, isto claro se o seu peso ideal não for demasiado diferente do seu peso atual. Nesse caso irá de ter de se dedicar mais como é evidente.

Vamos lá então ver o que é necessário para atingir o peso ideal.

Primeiro, o exercício é fundamental. Caminha pelo menos 30 minutos por dia e faça 1 a 2 horas de exercício semanal, não importa o que faz (ginásio, futebol, jogging, andebol).

Segundo, é necessário inverter o seu balanço energético. Por outras palavras, reduzir a quantidade de energia que ingere e aumentar a quantidade de energia que gasta para que consiga reduzir de forma eficaz as reservas de gordura. A dica aqui é, faça isso de forma gradual.

Se se está a perguntar como é que isso se faz, iremos passar a explicar já de seguida, isto porque a Dieta Dukan é o seu parceiro ideal nesta cruzada contra a gordura em excesso.

A dieta Dukan é dividida em 3 fases:

  1. Fase do Ataque
  2. Fase da Consolidação
  3. Fase da Estabilização

Fase do Ataque

Nesta fase deverá reduzir de forma drástica a quantidade de energia que consome ao ingerir comida que irá de alguma forma surpreender o seu corpo e trazer uma perca rápida de 2 ou 3 quilos, mas não faz com que perca massa muscular. Irá comer muita proteína magra para que se sinta cheia e nutrir os seus músculos, e vegetais para que mantenha os níveis de fibra necessários, bem como água, vitaminas e minerais para prevenir défices e fadiga.

O que comer nesta fase?

Deverá comer como já referimos proteína magra (peixe, soja, ovos sem a gema, fiambre, frango, produtos lácteos com 0% de gordura, carne de vaca (excepto bifes)) e vegetais. Poderá comer a quantidade que quiser de vegetais.

Se quiser perder peso ainda mais rapidamente coma apenas proteína magra (sem os vegetais) nos 2 ou 3 primeiros dias.

Um dia típico

Qual a duração desta fase?

Uma semana no máximo.

Fase da Consolidação

Nesta fase o objectivo é consolidar e prolongar a perda de peso. Depois da fase restritiva, irá começar a comer uma maior variedade de comidas para que o seu corpo não fique resistente à dieta e entre em fase de “sobrevivência”.

Esta fase é característica por reintroduzir uma pequena porção de hidratos de carbono diariamente, o que quer dizer que o seu consumo de calorias irá aumentar, mas apenas ligeiramente.

O que comer nesta fase?

Deverá comer proteína magra e os vegetais que quiser, 2 peças de fruta, 2 fatias de pão, 1 porção de comida rica em hidratos de carbono (200g de massa cozinhada, arroz castanho, comida integral, etc.). Isto durante uma semana. Poderá também ter uma refeição de bónus a cada semana com aperitivos, prato principal e a sobremesa que quiser!

Um dia típico

Qual a duração desta fase?

Até atingir o seu peso ideal.

Fase da Estabilização

Nesta fase o objectivo é manter o seu peso ideal. Irá conseguir mantê-lo se mantiver esta dieta saudável, conjugando-a com a prática de actividades físicas. Na prática deverá manter a dieta da fase de consolidação mas poderá ingerir mais hidratos de carbono e deverá guardar um dia por semana em que só come proteína magra.

O que comer nesta fase?

Deverá comer proteína magra e vegetais quanto quiser, 100g de comida rica em aminoácidos cozinhada, 2-3 porções de fruta, 2-3 fatias de pão integral, mais 1 refeição bónus por semana daquilo que quiser.

Um dia típico

Qual a duração desta fase?

Uma vida.