Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

Tratamentos para a Celulite

As intervenções terapêuticas tradicionais

A partir do último quartel do século XIX, multiplicaram-se as intervenções terapêuticas visando eliminar as inestéticas manifestações da celulite; em geral, envolviam tratamentos manuais, ou, a maior parte das vezes, com aparelhos, em relação a cada um dos quais se alternaram momentos de grande aceitação com momentos de abandono, nem sempre relacionados com a eficácia ou a ineficácia do tratamento, mas mais com a moda da altura e a aptidão do operador.

A oxigenozonoterapia

O ozono só é nocivo para o homem quando inalado, porque danifica a mucosa respiratória. Pelo contrário, introduzido directamente nos tecidos do organismo é fonte de apreciáveis benefícios:

O tratamento mais directo e eficaz para a celulite é o que se baseia na injecção de gás na própria espessura da «almofadinha», utilizando uma agulha finíssima com cerca de cinco milímetros de comprimento. O gás injectado é composto por oxigénio molecular (O2) enriquecido com ozono (O3)’ Aplicam-se pequenas injecções próximas umas das outras, em toda a extensão da «almofadinha».

É uma técnica segura, isenta de riscos, apenas contra-indicada em casos de hipertiroidismo, de alterações na coagulação do sangue e durante a gravidez.

Favorece a redução das massas celulíticas pela activação metabólica local e a melhor oxigenação celular; dá, porém, melhores resultados se for associada a outros tratamentos.

A mesoterapia

É uma técnica que consiste em injectarfármacos na espessura dos depósitos de celulite.

Geralmente utilizam-se agulhas com um diâmetro de 2 a 4 milímetros, aplicadas em número variável de 6 a 12 no adaptador de uma única seringa (multi-injector). Esta técnica utiliza-se para tratar as superfícies planas, injectando simultaneamente, em vários pontos equidistantes e à mesma profundidade, idêntica quantidade de fármaco; pelo contrário, com uma seringa normal, de uma só agulha, que exige repetidas administrações, tratamri-se as áreas celulíticas «casca de laranja», não completamente lisas.

Os resultados da mesoterapia diferem conforme os fármacos utilizados e o estádio da celulite.

Como contra-indicações: a alergia aos fármacos, a presença de alterações da coagulação e as doenças da tiróide.

O mecanismo da acção é farmacológico, e relaciona-se com a utilização de produtos de acção lipolítica (isto é, capazes de dissolver as gorduras) e vasoprotectores, mas é também reflexogéneo, isto é, está relacionado com a estimulação de pontos reflexos com repercussões nervosas e neuroendócrinas.

Em Itália, os fármacos mais comumente utilizados são:

Numerosos e eficazes são também os fármacos homotoxicológicos de acção antiedema e protectora dos vasos.

A mesoterapia é uma prática terapêutica de considerável interesse, mas requer muita competência e apreciável perícia manual por parte do operador.