Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

As terapias “suaves”

As terapias “suaves”, tratam-se de práticas não agressivas, sem contra-indicações, que actuam também sobre a implantação celulítica, mas sobretudo sobre o organismo no seu conjunto, activando as suas funções e orientando-o no sentido da cura e da regeneração.

Este tipo de terapias como são não agressivas e sem contra-indicações são ideais para o tratamento e combate à celulite.

Existem diversas terapias que podem ajudar num combate eficaz à celulite, entre elas:

A balneoterapia ozonizada

É uma espécie de hidromassagem numa banheira, efectuada com a utilização de um aparelho que produz ozono a partir do oxigénio existente no ar.

O ozono (O3), que sai borbulhante dos orifícios de um aparelho instalado no fundo de uma banheira normal, ao contacto com a água transforma-se em O2 (oxigénio molecular, estável). Este último, quimicamente muito activo, actua sobre a superfície cutânea e sobre a camada de cútis subjacente (hipoderme) oxigenando-a e aumentando a sua permeabilidade, favorecida pela suave massagem da água.

Os efeitos da hidromassagem com ozono são duplos:

Particularmente útil no tratamento da celulite é a activação da rede de retorno do sangue venoso; o aumento de tónus das veias e dos capilares ajuda a descarga das toxinas e a drenagem das «almofadinhas» celulíticas. Este efeito pode ser maximizado adicionando à água da hidromassagem extractos ou tinturas de hera e de castanheiro-da-índia.

A hidromassagem também é útil na primeira fase de formação das estrias, quando a pele começa a ficar avermelhada devido à distensão; se a pele ainda não estiver lacerada, o contributo directo do oxigénio melhora rapidamente a situação, evitando que se chegue à laceração e à consequente cicatriz que, como se disse, constitui precisamente a «estria».

O relaxamento psicofísico

Obtém-se com técnicas de sedação do corpo e da mente e tem como objectivo maximizar o desempenho das diversas estruturas do organismo, ao reduzir as perdas de energia.

Pode obter-se com técnicas de sugestão mental (treino autogénico de Schultz) ou com a ajuda de aparelhagem específica (biofeedback) .

O treino autogénico

O treino autogénico consiste na concentração em algumas condições corporais, consideradas preliminares para o relaxamento total:

Procede-se primeiro com a ajuda de um instrutor e depois, de sessão em sessão, de forma cada vez mais autónoma. Efectuado com boa disposição de espírito e em condições ambientais favoráveis, o treino autogénico permite adquirir uma melhor irrigação dos tecidos e um tónus neurovegetativo optimizado, além do relaxamento.