Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

A linfodrenagem

É uma importante prática manual, que tem como objectivo reduzir as retenções de líquidos e de resíduos presentes nas áreas celulíticas, favorecendo a sua descarga nas vias linfáticas e venosas.

Na sua periferia extrema, o sistema linfático é constituído por um imenso reticulado de vasos que regulam os contributos nutritivos às células, retirando~lhes os resíduos.

A circulação linfática é extremamente precária, não dispondo de um motor de arranque, como acontece com o coração para a circulação sanguínea; o chamado «segundo coração», ou seja, a sola de Leiars da planta do pé, só actua, e debilmente, quando se caminha e na condição de os pés não estarem demasiado apertados pelo calçado.

A rede dos colectores e dos vasos linfáticos é enorme, pelo menos o dobro da sanguínea; está dividida numa rede superficial e numa profunda, ligadas por colectores periféricos, mas também por gânglioslinfáticos.

A circulação linfática envolvida no processo celulítico é a da rede superficial, que põe em comunicação as estações ganglionares: na parte inferior do corpo, estas estações são os linfonódulos no interior do joelho e na sua parte posterior, nas virilhas, por baixo das nádegas e por cima do fémur; na parte superior do corpo, consistem sobretudo nos gânglios axilares.

A linfodrenagem consiste em ajudar a linfa a fluir suavemente r para as correspondentes estações, após ter desbloqueado as zonas mais abaixo do círculo linfático.

Embora superficial, a acção de mobilização dos líquidos envolve, mediante os vários pontos de intercomunicação (anasfomose) dos vasos linfáticos, também os tecidos profundos, pelo que o tratamento deve efectuar-se com extrema delicadeza e perícia.

A linfodrenagem é por si só eficaz, mas é muito mais útil como complemento de outras intervenções específicas.