Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

A estase circulatória

Qualquer abrandamento do fluxo de retorno venoso e linfático favorece a implantação da celulite.

As zonas mais predispostas são a base dos membros superiores e inferiores e as ancas; as zonas menos atreitas são os tornozelos, os joelhos, o abdómen e a região cervical.

Nestas partes do corpo, o que actua é geralmente um factor de compressão contínua exercida por peças de vestuário inadequadas. Já anteriormente mostrámos em detalhe os efeitos negativos das calças de ganga, fatos de banho, corpetes, bodies e cintas de aperto; eliminar a sua acção, deixando fluir livremente a corrente sanguínea e linfática, é uma premissa indispensável de qualquer tratamento.

O mesmo se pode afirmar em relação ao calçado que dificulta a marcha, mantendo os pés em posições incorrectas, particularmente sapatos pontiagudos e com os saltos demasiado altos.

Além da compressão, outras causas de estase circulatória são muitas vezes as posturas incorrectas do corpo.

Uma postura defeituosa da coluna vertebral, com posições de cifose ou de lordose (excessiva curvatura posterior ou anterior), pode criar zonas de tensão muscular com os correspondentes afrouxamentos da circUlação local; estes defeitos eliminam-se com uma ginástica que reforce os músculos hipotónicos e relaxe os contraídos.

Em determinados casos, como acontece com a lordose lombar que serve para reequilibrar o peso de uma barriga volumosa, não existe outra solução senão emagrecer.

Muitos defeitos de posturo, relacionados com o tipo de -trabalho ou com maus hábitos muito antigos, podem eliminar-se com a ginástica correctiva. Outros defeitos de posição da coluna vertebral podem ser eliminados utilizando um simples e utilíssimo aparelho, o pancafit®, que consegue reordenar as curvaturas vertebrais relaxando os músculos contraídos.

Por último mas não menos importante, como factores de abrandamento geral da circulação, o sedentarismo e a inactividade física. É indispensável combatê-los com práticas físicas adequadas à idade e às potencialidades individuais, sem cair no excesso de exercício, que por sua vez representa um factor negativo para a celulite.