Dietas.pt

Commit to be fit

Está de dieta? Subscreva nossa newsletter e receba as melhores dicas e dietas por email para perder peso.

9 dicas sobre o que fazer quando o seu adolescente tem peso excessivo

A obesidade é um problema crescente por todo o mundo, o que conduz a situações pouco saudáveis e potencialmente fatais.

Os adolescentes que têm um peso francamente excessivo têm uma maior probabilidade em relação aos que têm peso normal de terem uma tensão arterial alta, níveis de colesterol elevados e diabetes. Como pai, pode ajudar o seu filho a proceder a alterações que irão conduzir a um estilo de vida mais saudável e a uma maior auto-estima.

1. Felicite o seu filho

Reforce os esforços para perder peso, felicitando o seu filho por escolher um alimento saudável, por exemplo. As palavras de encorajamento irão ajudar os adolescentes a continuarem a aderir ao programa para perder peso.

2. Nunca use a comida como recompensa

Em alternativa, use a actividade como recompensa. Por exemplo, leve o adolescente ao cinema.

3. Peça recompensas aos seus filhos

As recompensas funcionam em ambos os sentidos. Se tiver modificado o seu comportamento para ajudar o seu filho, peça-lhe para o recompensar. Por exemplo, se tiver gasto algum tempo no campo de basquetebol com o seu filho adolescente, peça-lhe para o deixar dormir até tarde na manhã seguinte.

4. Estabeleça as horas das refeições diárias

Isso irá ajudar a assegurar que o seu filho adolescente come uma refeição completa. É também uma forma excelente de passarem algum tempo juntos.

5. Determine que alimentos são proporcionados e quando

O facto de ter horários estruturados para as refeições ajuda os adolescentes a desenvolverem hábitos alimentares saudáveis, mas eles devem ter sempre o direito de decidir se querem ou não comer. Nunca os force.

6. Proporcione só opções saudáveis

O seu filho deve poder escolher entre uma maçã e pipocas, não entre uma maçã e um bolo. Quando os adolescentes têm alternativas é menos provável que considerem a opção que seleccionarem como sendo pouco atractiva.

7. Remova as tentações

Controle os alimentos que são comprados e limite ou elimine os alimentos com conteúdo elevado em gordura ou açúcar, tais como os bolos ou os gelados.

8. Sirva de exemplo

Melhore os seus próprios hábitos alimentares e o seu nível de actividade.

9. Seja consistente

Os adolescentes têm uma menor probabilidade de adoptarem hábitos saudáveis se, por vezes, os autorizar a praticar os hábitos menos saudáveis. Qualquer inconsistência pela sua parte pode promover práticas alimentares pouco saudáveis ainda mais do que a ausência de limites. Mantenha-se firme.

10. Consulte o seu médico

Ajudar um adolescente com peso excessivo a efectuar alterações do estilo de vida não é fácil. O seu médico pode dar-lhe alguns conselhos sobre a melhor forma de lidar com esta situação difícil. Tenha presente que ter um adolescente saudável vale todos os seus esforços.