Dietas.pt

Commit to be fit

10 passos para perder peso!

Se já anda cansada das dietas yo-yo em que perde peso e depois o volta a ganhar, então estes 10 passos irão ajudá-la.

1. Não acredite em dietas milagrosas

As dietas que lhe prometem milagres em pouquíssimo tempo são simplesmente, mentira. Estas dietas não funcionam a longo prazo porque a maioria é o resultado da perda de líquidos e segundo porque não lhe alteram os hábitos alimentares e de exercícios físico.

2. Beba água

A água é um dos elementos mais importantes na alimentação, quer esteja a querer perder peso ou não. A desidratação pode abrandar o seu metabolismo e fazer com que volte a ganhar peso. É recomendável 1.5 litros de água por dia, mas o melhor será mesmo calcular você para o seu peso, multiplique o seu peso por 0.030 e irá obter a quantidade de água em litros que precisa de ingerir diariamente (exemplo: se o seu peso é de 65 quilogramas, multiplicando por 0.030 irá obter 1.95 litros.)

3. Coma menos açúcar

A ingestão de açúcar leva a um aumento de peso para a maioria de nós simplesmente porque o comemos em demasia. Por exemplo, faça uma regra do género, só irei comer doces aos fins-de-semana e durante a semana simplesmente cumpra a regra. Fazer regras é uma boa maneira de respeitar algo a que se propôs. Faça uma substituição do açúcar refinado para açúcares naturais como o contido na fruta, é muito mais saudável.

4. Limite as comidas com altos níveis glicémicos

Ao escolher alimentos com baixos níveis glicémicos irá permitir à glucose entrar na sua corrente sanguínea de forma mais lenta para que se sinta mais saciada entre refeições e tenha mais energia.

Índices glicémicos:

5. Coma frutas e vegetais

Ao contrário do que algumas pessoas pensam as frutas e vegetais por si só não fazem perder peso, mas são baixos em calorias, ricos em fibras e irão satisfazê-la por mais tempo. Além de que a irão fazer sentir muito mais saudável e com mais energia. A dose diária recomendada é de cerca de 8 porções.

6. Não salte refeições

Não passe sem uma determinada refeição ou demasiado tempo sem comer, irá sentir-se esfomeada, fraca ou mesmo tonta. Quando estas sensações tomarem conta de si, o seu corpo irá-lhe dizer que precisa de comida e já! O problema está em que quando esta sensação lhe surgir irá comer qualquer coisa que tenha à mão, e o risco é que coma mal e em demasia por estar tão esfomeada.

Outra importante razão para não saltar refeições é que arrisca-se a que o seu corpo se adapte a um metabolismo com menos refeições e active o modo de sobrevivência. Isto quer dizer que irá queimar calorias mais lentamente porque o seu corpo está a tentar preservar o máximo de energia possível pois não sabe quando será a próxima refeição. Por isso, se saltar refeições lhe parece que a irá ajudar a perder peso está enganada, o feitiço irá virar-se contra o feiticeiro e irá acontecer precisamente o oposto. Respeite as refeições!

7. Não coma tarde

Com o nível de vida actual é normal que se chegue tarde a casa e se coma tarde, quando isto acontecer coma uma refeição muito leve. Cientistas provaram já que não é só a quantidade de comida que consome, mas a hora à qual a consome que irá levar a adquirir aqueles quilos extra.

8. Marque objectivos realistas

Marcar objectivos é um passo essencial para fazer uma boa dieta. Um objectivo realista é aquele em que você tem o controlo completo. Por exemplo, perder 1 quilo em duas semanas parece ser um objectivo realista, mas se perder apenas meio quilo quer dizer que não atingiu o seu objectivo e isso poderá afectá-la. Ao invés disso, marque objectivos como os seguintes:

Este tipo de objectivos é atingível, porque depende apenas de si.

9. Exercício

O exercício não tem de ser um sacrifício. Escolha um exercício do qual goste e divirta-se. Se não sabe por onde começar, caminhe! Irá ver que do caminhar irá passar à natação, bicicleta, corrida, spinning, body combat, localizada, etc. Só precisa de começar, salte do sofá e faça algo. Seja activa!

10. Aprenda a gerir o stress

Muitas vezes come-se para fugir a angústias, tristezas, etc. e isso poderá levar a um aumento de peso e a um ciclo vicioso do qual poderá ser muito difícil sair. Aprenda a controlar-se ou distrair-se quando sente necessidade de comer por causa de certa emoção. Não afogue as mágoas na comida.

Vá! Mãos ao trabalho!

Se seguir estas regras irá perder peso e irá acima de tudo sentir-se melhor e mais saudável. Seja disciplinada, mas permita-se a excepções.